terça-feira, 26 de outubro de 2010

" O significado da Paixão! "

Paixão é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde a sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre este. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio."Sobre tudo que você deve guardar, guarda seu coração, porque dele procedem as fontes da vida." Provérbio 4.23.Pode-se dizer também que paixão é algo muito mais passageiro que o amor, pois, sendo uma patologia deste, com o passar do tempo e sendo rompido o véu da idealização do outro, cai-se na realidade, transformando-se a paixão em amor, ou nada restando do sentimento afectivo. Estudos de psicologia dos sentimentos indicam que o estado de paixão muito dificilmente ultrapassa os três anos.O sentimento exacerbado entre duas pessoas, é um exemplo de uma paixão. A paixão pode ultrapassar barreiras sociais, diferenças de formação, idades e géneros. A paixão completamente correspondida causa grandiosa felicidade e satisfação ao apaixonado, pelo contrário qualquer dificuldade para atingir essa plenitude pode trazer grande tristeza pois o apaixonado só se vê feliz ao conseguir o objecto de sua paixão.
Existem pesquisas científicas nesse âmbito, que mostram que a paixão, apesar de intensa e arrebatadora, é um sentimento passageiro. Estima-se que a mesma não dure por mais de quatro anos. Adolescentes estão mais sujeitos a apaixonarem-se, devido ao pouco conhecimento do mundo entre outras coisas, o que não significa que pessoas de maior idade não estejam passíveis de tal sentimento. O que ocorre é que a pessoa adulta, por ter maior conhecimento do mundo, por ter vivenciado maiores experiências, não estará tão sujeita a perder a razão e deixar-se dominar pelo peso do sentimento.A Paixão é quase como um vulcão em erosão, tudo passa após sua explosão.' O coração do Sábio está na mãe direita,mas o coração do tolo está a sua esquerda." Eclesiastes 10.2.

Uma ótima semana a todos, e que nosso grandioso Deus de Israel lhes abençoe!! Nas próximas postagens vamos tratar de temas como fidelidade, casamento, como saber se é a pessoa certa para mim?, se você amigo(a) leitor(a) quiser ler sobre algum assunto deixe no seu comentário, em breve estaremos postando o assunto que você escolheu.
Abração!!Fiquem com Deus!!

2 comentários:

  1. A paixão não é um sentimento saudável. Só traz prejuízo emocional. Muitas pessoas se casam porque dizem que estão "apaixonadas", mas depois que a paixão acaba, se veem frustradas e percebem que não tinham amor o suficiente para entrar num compromisso tão sério.
    Temos que saber a diferença entre paixão e amor. Muitos sem saber qual é a diferença ainda vão se ferir muito.

    ResponderExcluir
  2. Oi linda gostei muito do seu blog. Deus abençoe nessa forma de levar a palavra de Deus.
    Gostaria que fosse minha amiga também em meu blog, onde compartilho minhas experiências como serva de Deus e esposa de Pastor.
    http://meublogpessoalpriscilaleite.blogspot.com
    Beijinho, fique com Deus!

    ResponderExcluir